Antonia de Jesus Coelho da Costa Alves.
( toinha_costa@hotmail.com )
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade elevar à auto - estima do aluno, oportunizando-o a refletir a importância de seus direitos e deveres educacionais, mestrando-se aberto às necessidades do exercício da cidadania e a garantia da promoção da aprendizagem determinada como principio de igualdade dos valores morais, sociais, culturais e econômicos. A promoção da vida na prática educativa em seu cotidiano.
Palavras chave: promoção, participação, sucesso e permanência na escola.
As teorias sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem: Beavioristas,interacionismo,(Construtivismo e Sociointeracionismo). Apontam-se os dez princípios da aprendizagem, os quais podem ser considerados centrais no processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovem. Para isso, os professores devem ter pré-requisitos a fim de conseguir motivar seus alunos, mostrando o valor e a importância da aprendizagem.
É necessário reconhecer a importância do trabalho coletivo na escola, como uma constante busca entre todos os membros da equipe escolar, tendo assim por objetivo a construção do Projeto Político Pedagógico, a qual precisa de uma liderança, que coordena, direciona que conquista o grupo, em fim, de alguém que tenha uma visão global da situação e que não percam de vista suas metas. Liderança essa, o gestor escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional organizou o ensino de tal maneira em que o aluno fosse a razão de ser da escola. Os estudos de reforços e recuperação foi um item apontado como uma das oportunidades a mais, que o aluno tem direito garantido a uma aprendizagem satisfatória. Acredita-se que o mais importante que recuperar a aprendizagem, é um planejamento bem feito das aulas de recuperação, pois se isso não acontecer o trabalho será em vão.
A interdisciplinaridade é uma proposta que veio estabelecer comunicação entre as disciplinas escolares, buscando maior integração entre seus diferentes conhecimentos. Para isso, contribuem os temas transversais propostos pelos PCN’s, os quais tratam das questões mais amplas.
A organização da prática pedagógica em sala de aula é de fundamental importância, onde a escola passa ser um ambiente cada vez mais prazeroso, fazendo então a diferença na vida do alunado. Existem pontos bastante fundamentais, onde o professor deve levar em consideração para que essa organização seja de fato conseguida: Vejamos - A interação professor aluno, A importância da linguagem e o trabalho diversificado.
A avaliação da aprendizagem tem a almejar futuro promissor, tendo como ponto prioritário, ajudar os alunos a serem bem sucedidos na escola e a terem acesso a todas oportunidades educacionais disponíveis; Capacitar os professores que precisam de atualização quanto aos conteúdos ou aos métodos de ensino; Diagnosticar as dificuldades do processo de ensino – aprendizagem e tomar decisões para supera –los sem medo de inovar; Maximizar os resultados escolares fornecendo aos alunos experiências de aprendizagem interessantes, nas quais possam adquirir conhecimentos relevantes e exercitar suas habilidades intelectuais, fazendo assim da escola uma comunidade de aprendizagem aberta ao sucesso do Bairro, da Cidade, do Estado e do País.
Reconhece-se que todo trabalho mantido através de reflexão e ação conjunta surte efeitos positivos. Pois a aprendizagem bem sucedida, desperta no cidadão a criticidade que influenciará na democratização coletiva, elevando o sucesso e a dignidade do ser humano como um todo.
Bibliografia: GROSBAUM, Marta Wolak. Progestão:Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola? Módulo IV – Brasília CONSED, 2001. Complementação de estudos / Fundação Universidade do Tocantins;EADCON. Palma: Editora Eadcon, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário