terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ensaio IX

Como desenvolver a avaliação institucional da escola.

Antonia de Jesus Coelho da Costa Alves
( toinha_costa@hotmail.com)


Resumo:As instituições escolares e suas funções educacionais apontam fatores essenciais para o desenvolvimento da avaliação institucional e educacional nas escolas, a fim de inserir os alunos,pais, professores e demais agentes educacionais, no compromisso com a transformação social,levando o individuo a interagir de forma direta ou indireta a exercer o papel de cidadãos competentes e abertos ao dialogo, de forma participativa direcionando seus mecanismos de aperfeiçoamento e melhoria da escola e da comunidade local.

Palavras – chave: Escola, avaliação e participação.
A escola nos dias atuais vem passando por processos avaliativos no intuito de averiguar como está sendo desenvolvido cada etapa de aprendizagem e estimulo do aluno a exercer sua cidadania. Contempla-se a avaliação institucional mantida por dois fatores primordiais: a melhoria da qualidade da educação e compromisso com a transformação social. Entende-se que a avaliação institucional é um processo global, continuo e sistemático, competente e legitimo participativo, que pode envolver agentes internos e externos na formulação de subsídios para a melhoria da qualidade da instituição escolar.
A avaliação por ser um processo sistemático de analise de uma atividade fatos ou coisas, leva-nos a perceber seu aperfeiçoamento com finalidade pratica da avaliação melhorando o conhecimento sobre as ações desenvolvidas.
A avaliação institucional é tida como instrumento de aperfeiçoamento do projeto pedagógico da escola de acordo com sua realidade, levando a entender que: avaliar é uma forma de estabelecer compromisso com a sociedade, de estudar, propor e programar mudanças no cotidiano das atividades. A avaliação diagnostica inicial, tem por objetivo fornecer informações á escola a respeito da situação social e econômica do aluno, dos pais, dos professores e funcionários; Já a avaliação do processo, o foco central é o cotidiano escolar, onde os envolvidos têm oportunidade de fazer sua autocoscientização e tomar decisões para finalidade classificatória não reflexiva, avaliando todos os setores da escola com uma visão global, destacando três critérios avaliativos: a visão da totalidade, a participação coletiva, o planejamento e acompanhamento.
Para que haja um bom andamento na escola, é preciso criar estratégias e contar com os colegiados ou mesmo grupos organizados já existentes, tais como: conselho escolar, grêmio estudantil, associação de pais entre outras. A partir deste principio, leve-se a comunidade por completa a uma formação política da cidadania que se processa pela ação organizada dos seguimentos, levando-os a articulações a fim de avaliar as ações positivas e negativas e sanar seus pontos críticos, criando fóruns para maior interação entre todos os envolvidos, valorizando suas parcerias.
É fundamental que o processo de avaliação, seja inserido nas varias ações desenvolvidas no interior da escola, tornando, no entanto mediadora de seu crescimento de forma autônoma.
A fase de preparação de um instrumento de coleta de informações é definida pela categoria de analises de demissões e aspectos, a serem avaliados. É preciso adequar os instrumentos ás dimensões categóricas e aspectos a serem avaliados, através de questionários com exigência do nome do respondente, afim de que o mesmo sinta-se com liberdade de falar o que pensa. Os mesmos deverão ser aplicados no universo total ou por amostragem, por pessoas preparadas, se possível insentas da situação avaliada.
As pessoas não alfabetizadas ou semi-alfabetizadas deverão ser assessoradas. É de suma importância o registro das discussões, conclusões, dúvidas e encaminhamentos, pois é pelo registro que se dispõe de dados para posteriores analise. Este trabalho exige muita cautela e paciência por ser um processo democrático. Com democracia e participação os resultados terão maior consistência.
É importante se ter um direcionamento filosófico e metodológico, o qual deverá incentivar á reflexão sobre a pratica educativa. A partir de então se inicia a formação de uma cultura de auto-avaliação nas escolas.
Todo trabalho fundamenta em momentos avaliativos, a fim de identificar seus sucessos e dificuldades, através de experiências e criatividades, principalmente aquelas direcionadas com a realidade vivenciadas pela escola. Ex: A merenda escolar, a indisciplina, a pontualidade, a reprovação, a motivação e a qualificação do professor.
Com esses e outros fatores presentes no dia a dia da escola, o papel do professor é decisivo para o sucesso do aluno, e com certeza para os demais agentes, tanto internos quanto externos, sem ficar de fora o diretor escolar. A partir de então, pode ser implantada com sucesso as ações para a superação das insuficiências encontradas para melhoria da escola. A experiência de aprendizagem colaborativa pode ser interessante para reforçar e consolidar a responsabilidade individual e coletiva através de cada grupo de apoio. Se todos atuarem de maneira satisfatória, o resultado final não é apenas mais uma aprendizagem e sim, uma aprendizagem de melhor qualidade.
Conclui-se que, todo trabalho assumido através de reflexão e ação, surtirá efeito, pois, equipe que trabalha unida permanecerá unida pelos laços da ação democrática.







Bibliografia: FERNANDA, Maria Estrela Araújo. Progesão: Como desenvolver a avaliação institucional da escola? Módulo IX-Brasilia: CONSEDE,2001.

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